Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

19 de junho de 2012

Chiara Corbela Petrillo - Plantinha de S. Francisco


Chiara morreu por dar prioridade à gravidez a tratamento do cancro

Salvatore Cernuzio
ROMA, segunda-feira, 18 de junho de 2012 (ZENIT.org) - Neste sábado, na igreja de Santa Francisca Romana, da capital italiana, foi celebrado o funeral da jovem Chiara Petrillo, falecida depois de dois anos de sofrimento provocado por um tumor.
A cerimônia não teve nada de fúnebre: foi uma grande festa em que participaram cerca de mil pessoas, lotando a igreja, cantando e aplaudindo desde a entrada do caixão até a saída.
A extraordinária história de Chiara se difundiu pela internet com um vídeo no YouTube, que registrou mais de 500 visualizações em apenas um dia.
A luminosa jovem romana de 28 anos, com o sorriso sempre nos lábios, morreu porque escolher adiar o tratamento que podia salvá-la. Ela preferiu priorizar a gravidez de Francisco, um menino desejado desde o começo de seu casamento com Enrico.
Não era a primeira gravidez de Chiara. As duas anteriores acabaram com a morte dos bebês logo após cada parto, devido a graves malformações.
Sofrimentos, traumas, desânimo. Chiara e Enrico, porém, nunca se fecharam para a vida. Depois de algum tempo, chegou Francisco.
As ecografias agora confirmavam a boa saúde do menino, mas, no quinto mês, Chiara teve diagnosticada pelos médicos uma lesão na língua. Depois de uma primeira intervenção, confirmou-se a pior das hipóteses: era um carcinoma.
Começou uma nova série de lutas. Chiara e o marido não perderam a fé. Aliando-se a Deus, decidiram mais uma vez dizer sim à vida.
Chiara defendeu Francisco sem pensar duas vezes e, correndo um grave risco, adiou seu tratamento para levar a maternidade adiante. Só depois do parto é que a jovem pôde passar por uma nova intervenção cirúrgica, desta vez mais radical. Vieram os sucessivos ciclos de químio e radioterapia.
Francisco nasceu sadio no dia 30 de maio de 2011. Mas Chiara, consumida até perder a vista do olho direito, não conseguiu resistir por mais do que um ano. Na quarta-feira passada, por volta do meio dia, rodeada de parentes e de amigos, a sua batalha contra o dragão que a perseguia, como ela definia o tumor em referência à leitura do apocalipse, terminou.
Mas na mesma leitura, que não foi escolhida por acaso para a cerimônia fúnebre, ficamos sabendo também que uma mulher derrota o dragão. Chiara perdeu um combate na terra, mas ganhou a vida eterna e deixou para todos um testemunho verdadeiro de santidade.
“Uma nova Gianna Beretta Molla”, definiu-a o cardeal vigário de Roma, Agostino Vallini, que prestou homenagem pessoalmente a Chiara, a quem conhecera havia poucos meses, juntamente com Enrico.
“A vida é um bordado que olhamos ao contrário, pela parte cheia de fios soltos”, disse o purpurado. “Mas, de vez em quando, a fé nos faz ver a outra parte”. É o caso de Chiara, segundo o cardeal: “Uma grande lição de vida, uma luz, fruto de um maravilhoso desígnio divino que escapa ao nosso entendimento, mas que existe”.
“Eu não sei o que Deus preparou para nós através desta mulher”, acrescentou, “mas certamente é algo que não podemos perder. Vamos acolher esta herança que nos lembra o justo valor de cada pequeno gesto do cotidiano”.
“Nesta manhã, estamos vendo o que o centurião viveu há dois mil anos, ao ver Jesus morrer na cruz e proclamar: Este era verdadeiramente o filho de Deus”, afirmou em sua homilia o jovem franciscano frei Vito, que assistiu espiritualmente Chiara e a família no último período.
“A morte de Chiara foi o cumprimento de uma prece. Depois do diagnóstico de 4 de abril, que a declarou doente terminal, ela pediu um milagre: não a própria cura, mas o milagre de viver a doença e o sofrimento na paz, junto com as pessoas mais próximas”.
“E nós”, prosseguiu frei Vito, visivelmente emocionado, “vimos morrer uma mulher não apenas serena, mas feliz”. Uma mulher que viveu desgastando a vida por amor aos outros, chegando a confiar a Enrico: “Talvez, no fundo, eu não queira a cura. Um marido feliz e um filho sereno, mesmo sem ter a mãe por perto, são um testemunho maior do que uma mulher que venceu a doença. Um testemunho que poderia salvar muitas pessoas...”.
A esta fé, Chiara chegou pouco a pouco, “seguindo a regra assumida em Assis pelos franciscanos que ela tanto amava: pequenos passos possíveis”. Um modo, explicou o frade, “de enfrentar o medo do passado e do futuro perante os grandes eventos, e que ensina a começar pelas coisas pequenas. Nós não podemos transformar a água em vinho, mas podemos começar a encher os odres. Chiara acreditava nisto e isto a ajudou a viver uma vida santa e, portanto, uma morte santa, passo a passo”.
Todas as pessoas presentes levaram da igreja uma plantinha, por vontade de Chiara, que não queria flores em seu funeral. Ela preferia que cada um recebesse um presente. E no coração, todos levaram um “pedacinho” desse testemunho, orando e pedindo graças a esta jovem mulher que, um dia, quem sabe, será chamada de beata Chiara Corbela.
(Tradução:ZENIT)

18 de junho de 2012

Rio+20-Por uma aliança entre o homem e o ambiente

Por uma aliança entre o homem e o ambiente

A posição da Santa Sé em vista do Comitê Preparatório da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20

ROMA, sexta-feira, 15 de junho de 2012 (ZENIT.org) – Publicamos aqui a Position Paper da Santa Sé por ocasião da III sessão do Comitê Preparatório da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20, assim como foi publicada pelo L'Osservatore Romano em língua italiana na tarde de ontem em Roma.

1. Introdução

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, representa um importante passo de uma caminhada que proporcionou significativas contribuições para uma melhor compreensão do conceito de desenvolvimento sustentável, bem como das interações daqueles que são considerados os três pilares deste conceito: o crescimento econômico, a proteção do ambiente e a promoção do bem-estar social. Tal caminho começou em Estocolmo no distante 1972 e passou por dois momentos cruciais no Rio de Janeiro em 1992, com a assim chamada Earth Summit , e em Joanesburgo em 2002.

No contexto dessa caminhada emergiu um consenso unânime sobre o fato de que a tutela do ambiente passa pela melhoria de vida dos povos, e vice-versa, que a degradação ambiental e o subdesenvolvimento são temas altamente interdependentes entre si e devem ser enfrentados em conjunto de forma responsável e solidária.

Em todos estes eventos internacionais, a presença da Santa Sé foi caracterizada não tanto pela promoção de soluções técnicas específicas para as diferentes problemáticas envolvidas na busca de um correto processo de desenvolvimento sustentável, mas especialmente no sublinhar como não é possível reduzir à problema “técnico” o que afeta a dignidade do homem e dos povos: não é possível, de fato, confiar o processo de desenvolvimento somente à técnica, porque senão isso permaneceria sem orientação ética. A busca de soluções a tais problemáticas não pode ser separada da nossa compreensão do ser humano.

É o ser humano, de fato, que vem em primeiro lugar. Vale a pena lembrá-lo. É a pessoa humana que deve estar no centro do desenvolvimento sustentável. A pessoa humana, que é responsável pela boa gestão da natureza, não pode ser dominada pela técnica e tornar-se objeto dela. Tal consciência deve levar os Estados a refletirem juntos sobre o futuro a curto e médio prazo do planeta, evocando as suas responsabilidades pela vida de cada pessoa, bem como pelas tecnologias úteis para ajudar a melhorar a qualidade.

Adotar e incentivar em todas as circunstâncias um modo de vida que respeite a dignidade de cada ser humano e sustentar a pesquisa e a exploração de energia e tecnologias adequadas que preservem o patrimônio da criação e não causem perigo para o ser humano devem ser prioridades políticas e econômicas . Neste sentido, é necessário rever a nossa abordagem da natureza, que é o lugar onde nasce e interage o ser humano, a sua "casa".

A mudança de mentalidade nesta matéria e as obrigações que isso traz devem permitir alcançar rapidamente uma arte do viver juntos que respeite a aliança entre o ser humano e a natureza, sem a qual a família humana corre o risco de desaparecer. É necessário fazer uma reflexão séria e propor soluções precisas e sustentáveis; reflexões que não devem ser ofuscadas por interesses políticos, econômicos ou ideológicos cegamente partidários, que tendem de modo míope a privilegiar o interesse particular sobre a solidariedade.

É verdade que a técnica dá para a globalização um ritmo especialmente acelerado, mas deve-se reafirmar a primazia do ser humano sobre a técnica, sem a qual corre-se o risco de uma perda existencial e uma perda de senso da vida. O fato de que a tecnologia corra mais rápida do que tudo faz com que as sedimentações dos porquês sejam sistematicamente envolvidas pela urgência do como e não tenham portanto o tempo de solidificar-se.

É, portanto, importante chegar a combinar a técnica com uma forte dimensão ética baseada na dignidade da pessoa humana (cf. Bento XVI, durante a apresentação coletiva da Cartas Credenciais de alguns embaixadores, 09 de junho de 2011).

Nesta perspectiva, convém sublinhar como a dignidade do ser humano está intimamente ligada aos direitos de desenvolvimento, a um ambiente saudável e à paz; estes três direitos destacam as dinâmicas das relações entre as pessoas, a sociedade e o ambiente; Isso estimula a responsabilidade de cada ser humano consigo mesmo, com o próximo, com a criação e, em última instância, com Deus. Responsabilidade que envolve a análise criteriosa do impacto e das consequências das nossas ações, com especial atenção para os mais pobres e para as gerações futuras.

2. A centralidade do ser humano no desenvolvimento sustentável

Portanto, é essencial colocar o fundamento da reflexão da Rio+20 no primeiro princípio da Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento, aprovada na Conferência do Rio de Janeiro de junho de 1992, reconhecendo a centralidade do ser humano, afirma que "os seres humanos estão no centro das preocupações relativas ao desenvolvimento sustentável. Eles têm direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com a natureza".

Colocar o bem do ser humano no centro da atenção do desenvolvimento sustentável é, de fato, a forma mais segura para a sua realização, bem como para promover a proteção da criação; assim, como mencionado, estimula-se a responsabilidade de cada um com os outros, com os recursos naturais e com o seu uso criterioso.

Além disso, partir da centralidade do ser humano e da sua dignidade leva a evitar os riscos de adotar uma abordagem reducionista e ineficaz de caráter neo-malthusiano, que vê o ser humano como um obstáculo ao desenvolvimento sustentável.

Não há oposição entre o ser humano e o ambiente, mas há uma aliança estável e inseparável na qual o ambiente condiciona a existência e o desenvolvimento do ser humano, enquanto que este último aperfeiçoa e enobrece o ambiente com a sua atividade criativa, produtiva e responsável. É essa aliança que deve ser reforçada; uma aliança que respeite a dignidade do ser humano desde a conceção; e aqui deve-se ressaltar também que o termo "igualdade de gênero" significa a igual dignidade entre homens e mulheres.

3. Necessidade de uma revisão profunda e de longo alcance

Nas últimas 4 décadas verificaram-se mudanças muito significativas no âmbito da comunidade internacional, é só pensar nos extraordinários progressos nos conhecimentos técnico-científicos que foram aplicados em setores estratégicos para a economia e a sociedade, tais como transportes, energia e comunicações. Progressos extraordinários que chocam-se com as distorções e os dramáticos problemas do desenvolvimento de muitos Países, e com a crise econômico-financeira que a maioria da sociedade está experimentando.

Estas questões interpelam cada vez mais a comunidade internacional para uma nova e profunda reflexão sobre o sentido da economia e dos seus fins, bem como a uma revisão profunda e completa do modelo de desenvolvimento, para corrigir as suas falhas e distorções. Exige-o, na verdade, o estado de saúde ecológica do planeta; acima de tudo o requer a crise cultural e moral do homem, cujos sintomas têm sido evidentes em cada parte do mundo (cf. Bento XVI, Caritas in veritate, n. 32).

Com base nestes pressupostos, a Santa Sé, no contexto do processo da Rio +20, gostaria de concentrar-se especialmente sobre alguns aspetos, que têm claras repercussões éticas e sociais em toda a humanidade.


Um primeiro aspeto diz respeito ao fato de que esta redefinição de um novo modelo de desenvolvimento, que também a Rio +20 quer contribuir, deve ser permeado e ancorado nos princípios que são pilares da efetiva proteção da dignidade humana. Tais princípios sustentam a correta implementação de um desenvolvimento que tenha um foco especial nas pessoas em situações mais vulneráveis e garantam portanto o respeito da centralidade do ser humano. Estes princípios põe em causa:

- A responsabilidade, também no que diz respeito à necessária mudança de padrões de produção e consumo para que sejam reflexo de um apropriado estilo de vida;

- A promoção e a partilha do bem comum;


- O acesso aos bens primários, incluindo aqueles bens essenciais e fundamentais, como a nutrição, a educação, a segurança, a paz, a saúde; neste último caso, deve ser sempre lembrado que o direito à saúde decorre do direito à vida: o aborto e a contracepção são ferramentas que se opõem gravemente à vida e não podem ser consideradas questões de saúde; a saúde corresponde de fato, à cura e não a meros serviços: esta mercantilização dos cuidados sanitários coloca as questões técnicas sobre aquelas humanas;

- Uma solidariedade com dimensão universal, capaz de reconhecer a unidade da família humana;

- O cuidado da criação, por sua vez conectada com a equidade entre gerações; no entanto, a solidariedade intergeracional requer levar em consideração as capacidades das gerações futuras para superar as dificuldades do desenvolvimento;


- A equidade intrageracional, que está intimamente ligada à justiça social;

- O destino universal não somente dos bens mas também dos frutos da atividade humana.


Estes princípios deveriam estar adesivados naquela "visão compartilhada" que ilumina o caminho da Rio +20 e da pós Rio+20. Além disso, Rio +20 poderia dar uma contribuição para a redefinição de um novo modelo de desenvolvimento ainda mais significativo quanto mais o debate que emergir da Conferência tender a construir esse modelo de desenvolvimento nestes princípios.

4. O princípio da subsidiariedade e o papel da família


Outro princípio fundamental é o da subsidiariedade, como reforço daquele governo internacional para o desenvolvimento sustentável, que é um dos principais objetos de discussões da Rio+20. Hoje, o princípio da subsidiariedade, também na Comunidade internacional, é cada vez mais visto como instrumento de regulação das relações sociais e, portanto, contribui para a definição de regras e formas institucionais.

Uma correta subsidiariedade pode permitir às autoridades públicas, a partir do nível local até o nível mais amplo de dimensão mundial, obrarem de modo eficaz para a valorização de cada pessoa, para a preservação dos recursos e para a promoção do bem comum.

No entanto, o princípio de subsidiariedade deve permanecer intimamente ligado ao princípio da solidariedade e vice-versa, porque se a subsidiariedade sem a solidariedade cai no particularismo social, é igualmente verdade que a solidariedade sem a subsidiariedade cai no assistencialismo que humilha o portador de necessidades. (cf. Bento XVI, Caritas in veritate, n. 58).


E isso deve ser ainda mais ressaltado nas reflexões de caráter internacional, como as dea Rio +20, onde a aplicação destes dois princípios deve-se traduzir na adoção de mecanismos voltados para combater as iniquidades existentes entre e dentro dos Estados e, portanto, favorecer: a transferência de tecnologias adequadas a nível local, a promoção de um sistema comercial global mais justo e inclusivo, o respeito dos compromissos assumidos com relação à ajuda ao desenvolvimento, a identificação de novos e inovadores instrumentos financeiros que coloquem no centro da vida econômica a dignidade humana, o bem comum e a salvaguarda da criação.

No campo da aplicação do princípio de subsidiariedade, é importante além do mais reconhecer e valorizar o papel da família, célula fundante da nossa sociedade humana como consagrado pelo Art. 16 da Declaração dos Direitos Humanos. Além do mais, essa é a última linha de defesa do princípio de subsidiariedade contra os totalitarismos.

Com efeito, é na família que começa aquele fundamental processo educativo de crescimento de cada pessoa, no qual tais princípios podem ser assimilados e transmitidos às gerações futuras.


Além disso, é no seio da família que o homem recebe as primeiras e determinantes noções sobre a verdade e o bem, aprende o que quer dizer amar e ser amados e, portanto, o que quer dizer em concreto ser uma pessoa (cf. João Paulo II, Centesimus Annus, 39).

A discussão sobre o "quadro internacional para o desenvolvimento sustentável" deveria ser portanto ancorada a um princípio de subsidiariedade, que valorize plenamente o papel da família, unido ao da solidariedade, tendo como elementos fundamentais o respeito pela dignidade humana e a centralidade do ser humano.

5. O desenvolvimento sustentável como parte do desenvolvimento humano integral


Um terceiro aspecto que visa promover a Santa Sé, no quadro do processo da Rio +20 é a conexão entre o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento humano integral. Ao lado do bem estar material e social devem ser considerados os valores éticos e espirituais que orientam e dão significado às escolhas econômicas e portanto ao progresso tecnológico, dado que cada decisão econômica tem uma consequência de caráter moral. A esfera técnico-econômica não é nem eticamente neutra nem desumana e anti-social por natureza. Pertence à atividade humana e, porque humana, deve ser estruturada e regida eticamente (cf. Bento XVI, Caritas in veritate, nn. 36 e 37).

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Claro, esse é um desafio complexo, mas, além disso, deve-se apoiar a importância de passar de um desenvolvimento meramente econômico a um desenvolvimento integralmente humano nas suas dimensões: econômica, social e ambiental (cf. Angelus de João Paulo II do 25 de Agosto de 2002, no domingo anterior ao início da Cúpula de Johannesburg) que parte da dignidade de cada pessoa.

Isso significa ancorar sempre mais os três pilares do desenvolvimento sustentável em uma dimensão ética baseada, precisamente, sobre a dignidade humana. Tal desafio pode ser concretamente enfrentado no início daquele processo dirigido à identificação de uma série de “Objetivos do desenvolvimento sustentável” – Sustainable Development Goals, promovendo um trabalho de inovação sobre a modulação de velhos e novos indicadores do desenvolvimento no breve e no longo período; indicadores capazes de individualizar de modo eficaz a melhoria ou não nos aspetos não somente econômicos, sociais ou ambientais do desenvolvimento sustentável, mas também naqueles éticos, pondo em causa necessidades e recursos, e também o acesso a bens e serviços, tanto materiais quanto imateriais.


6. A economia verde e o desenvolvimento humano integral


Uma quarta área de interesse para a Santa Sé diz respeito à economia verde. Conforme destacado pelo debate realizado durante as reuniões preparatórias da Rio +20, não faltam preocupações sobre a transição para uma "economia verde". Este conceito, que demora para encontrar uma clara definição, potencialmente poderia dar uma importante contribuição às causas da paz e da solidariedade internacionais.

No entanto, é importante que seja aplicado de forma inclusiva, orientando-o claramente à promoção do bem comum e à erradicação local da pobreza, elemento essencial para alcançar o desenvolvimento sustentável. Deve-se também evitar com cuidado que a economia verde dê lugar a novas formas de "condicionamentos" do comércio e da assistência internacional, tornando-se uma forma escondida de "protecionismo verde".


Mas é igualmente importante que a economia verde tenha como foco principal o desenvolvimento humano integral. Nesta perspectiva, e tendo em vista a identificação de modelos de consumo e de produção apropriados, a economia verde pode se tornar um instrumento importante para promover um trabalho decente, capaz de favorecer um crescimento econômico que respeite não apenas o ambiente, mas também a dignidade do ser humano.


É desejo da Santa Sé que tudo que emerja da Rio +20 seja considerado não somente um bom resultado mas também e acima de tudo um resultado inovador e capaz de olhar para o futuro, contribuindo para o bem estar material e espiritual de todas as pessoas, das suas famílias e comunidades.


[Tradução do original italiano por Thácio Siqueira]










14 de junho de 2012

Junho - Sagrado Coração de Jesus e de Maria


Concedei, Deus todo-poderoso,

que ao celebrar a solenidade do Coração

do vosso amado Filho,

recordemos com alegria as maravilhas do vosso amor

e mereçamos receber desta fonte divina

a abundância dos vossos dons.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.




12 de junho de 2012

13 de Junho - Santo António de Lisboa

Responsório de Santo António


Se milagres desejais,
Recorrei a Santo António;
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo…

Repete-se: Recupera-se o perdido...

V: Rogai por nós, bem-aventurado Santo António.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS
Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Santo António, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámen.

ANTO-NINHO

7 de junho de 2012

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo


Adoramos-Te, Santíssimo Senhor Jesus Cristo,
Aqui e em todas as tuas Igrejas espalhadas por todo o mundo
E Te louvamos,
porque pela Tua santa Cruz remiste o mundo.
(S. Francisco de Assis)

31 de maio de 2012

O passeio de Jesus sob o olhar de Maria

A visitação

O passeio de Jesus sob o olhar de Maria, pórtico da vida  (Jo 10, 22-30)

No cumprimento da Palavra e a favor da verdade, da vida e da fraternidade alteia-se o pórtico antigo e contempla-se o passeio de Jesus, sob o olhar de Maria, alegre, disponível e reconhecido, a oferecer-se ao homem peregrino e a consagrar-se ao mendigo, na unidade do conjunto edificado em que se integra, como revelação da origem, da identidade e do sentido de um Deus e de um povo que, no tempo e no espaço, é vestígio vivo, imagem nova e semelhança perfeita do ser para o outro.

Na paisagem urbana, o passeio decorre na frente de majestosos edifícios, públicos e privados, ornamentados com átrios e abóbadas sustentadas por colunas ou pilares, em que a beleza da arquitetura e da escultura revelam a origem da criação do universo e o sentido do ser para o além, em que se alicerça e projeta o edifício. Na ruralidade, decorre no espaço edificado pelo trabalho do homem em que os símbolos dos pórticos em madeira ou ferro forjado, que limitam e encimam os campos e os palácios, associam à largura, altura e profundidade do prédio, a excelência e a nobreza da família que o habita. E na história, a monumentalidade dos templos, das rosáceas, das torres e dos conjuntos arquitetónicos que os coroam, alguns dessacralizados, edificados e dedicados aos santos, aos anjos, aos arcanjos e à Virgem Maria e dos adros que os rodeiam evocam a presença da divindade altíssima e o destino do povo amado e consagrado no culto a Deus e no serviço ao Homem.

O pórtico alteado é, em si, a porta da esperança e nele e por ele estabelecem-se relações positivas, específicas e diferenciadoras entre quem, no viver, não se pensa e sabe dispensado de o passar e quem lhe pode dar passagem. O pórtico impõe-se ao transeunte. Há quem o reclame, o rejeite e o recuse. A porta, ao lado, a da fé, torna-se mais próxima e acessível, a quem não crê, ainda, ser possível.

O pórtico não se dissocia da porta e ambos do corpo edificado. E há pórticos e portas, estreitas e largas, e portas-vozes  e serviços de entrega, porta a porta. O passeio quotidiano sob o pórtico da vida é caminho de transformação, de intercessão, de despojamento e de edificação da pobreza humana na e à consolação divina, selando-as a encarnação do humilde amor. O conjunto, por si e em si, encerra a verdade do encontro entre quem, no passeio, se cruza e permanece unido para sempre. A porta do fundo, a da caridade, é o convite explícito, acolhedor e transformador e sem ela o pórtico não tem sentido.

Há alguém ou alguma coisa que não seja, aparentemente, pórtico e que não deixe de ser, por isso, pórtico? Independentemente da imagem e da semelhança que se estabeleça e que existe, o pórtico será sempre o pórtico e aquilo que ele significa, especialmente na relação que cria com as portas do edifício, do templo ou da Igreja. Na verdade, o pórtico é único, possuiu uma identidade própria e abre-se a uma relação com o Homem que, na simplicidade do seu passear quotidiano, procura um primeiro e último sentido para a vida. É no Filho do Homem que se encontra esse sentido. O pórtico encima o passeio de Jesus, mas é Jesus que fixa o olhar no homem e o convida a entrar, por si e em si, na união do saber e da vontade do Pai. Motiva-o para o essencial e sustenta-o num campo de igualdade. O pórtico orienta o sentido dos seus passos, menoriza-o e glorifica-o para que o Homem tenha vida e a tenha em abundância.

Neste sentido, não há pórticos e pórticos. O pórtico por ser pórtico conduz, pela porta da morte, à vida eterna. O Homem não é livre e muito menos de escolher morrer ou viver, mas pode, desde já, na Trindade Santíssima e na condição de filho, de irmão e de esposo de Nosso Senhor Jesus Cristo, aspirar à liberdade eterna porque, pelo pórtico da vida, é isso que o espera. Que o Espírito Santo nos guie pelos passeios e pelas visitas da vida e nos inspire a viver, em Igreja, sob o pórtico de Maria, a infância, a juventude e a maturidade do nosso Deus Criador, Salvador e Redentor, que é Cristo Jesus.
31/05/2012
francisca

30 de maio de 2012

Passeio Pascal 2012 - Montariol

21 de maio de 2012

Passeio Pascal da Fraternidade 2012 - Montariol

No passado dia 28 de Abril, logo pela manhã, partimos rumo a Braga. Iniciávamos o passeio da nossa fraternidade que tinha como objetivo principal a visita ao recém-inaugurado “Poverello”.

Logo no início do passeio a nossa Irmã Secretária propôs-nos a leitura da regra da O.F.S. ao longo dos dois dias de passeio. De hora a hora liamos um dos artigos da regra e durante o intervalo dos artigos tínhamos oportunidade de refletir sobre o seu conteúdo.

A nossa primeira paragem foi na cidade do Porto onde fomos acompanhados pelo Irmão Guilherme, ofs da Fraternidade de Nª Senhora dos Anjos do Porto e pelo Padre Frei Bernardo Corrêa d´Almeida, ofm. Foram excelentes anfitriões! O Fr. Bernardo não se cansou de dar indicações, explicações e de nos deixar com vontade de visitar o “Porto Franciscano” mais profundamente.

Visitamos o Palácio da Bolsa, antigo convento franciscano, e a Igreja de S. Francisco que hoje funciona apenas como museu. Dois lugares de singular beleza que nos deixaram completamente deslumbrados!

Partimos então para Braga. Em Braga tivemos a graça de participar na Eucaristia, já no “Poverello”. Eucaristia celebrada com doentes, suas famílias, irmãos da primeira ordem (ofm), profissionais de saúde, voluntários…. Enfim em clima de uma grande família!

O local não poderia ser mais envolvente, a capela está virada para a cidade de Braga. Do interior do espaço de oração “abria-se” à nossa frente o “Mundo”, parecia um convite/envio à Missão.

A Missão foi o que nos mostraram a seguir. Vimos o local (“Poverello”), o carinho dos profissionais de saúde e dos voluntários, o entusiasmo e a alegria do Sr. Pe. José Neves, ofm. Não há dúvida que a missão destes homens e mulheres que ali trabalham é uma missão humanitária e evangelizadora!

À noite, ao jantar pudemos contar com a presença, não programada, mas que muito nos honrou do Sr. D. António Montes, ofm que de passagem por Montariol se juntou um pouco a nós e nos deu a alegria da sua companhia.

Após o jantar, apesar de cansados fomos desafiados pelo Irmão Ministro a um momento de convívio. Estes momentos são sempre muito importantes, uma vez que permitem que nos conheçamos melhor e que cresçamos como família fraterna.

O programa de Domingo era, também, muito ambicioso…. Visitamos o Bom Jesus e o Sameiro pela manhã após a Eucaristia Dominical que foi celebrada na Igreja do Convento de Montariol.

O Sr. Pe. Domingos, ofm, nosso assistente espiritual foi o guia de serviço. Apresentou-nos Braga ao pormenor.

Findo o passeio da manhã, almoçamos no Convento de Montariol e partimos para Viana do Castelo. Com o Sr. Pe. Domingos, ofm sempre disponível para partilhar histórias da região. Passamos à sua terra natal e indicou-nos com muito carinho a casa onde nasceu, onde viveu e onde vivem os seus irmãos.

Após paragem breve em Viana do Castelo iniciamos a viagem de regresso.

Do passeio quero ainda destacar o acolhimento dos irmãos da primeira ordem (ofm) em Montariol, do carinho com que fomos recebidos; e também da amizade fraterna que vai crescendo nestes fins-de-semana em que estamos com os irmãos. Vamo-nos conhecendo melhor e vamos sentindo que quem caminha em fraternidade caminha com Cristo, caminha com Francisco, caminha com os irmãos!
Célia e Bruno Vicente






22 de abril de 2012

Passeio Pascal da Fraternidade - 2012

"No Encontro e no Diálogo, Fiéis à Regra e à Igreja" 
Passeio Pascal 2012
Visita ao Centro de Acolhimento «O Poverello» - Montariol
Programa e horário


Dia 28 de Abril, Sábado



09:00 – Partida da porta do Externato da Luz


09:15 – Laudes (rezadas a bordo)


10:45 – Paragem na Área de Serviço de Pombal (pequeno almoço livre)


12:15 – Chegada ao Porto (todo o programa da visita ao Porto conta com a presença do Padre Bernardo Corrêa D´Almeida, OFM)


12:30 – Visita guiada (45 min) à Igreja de S. Francisco (visita livre, isto é, não incluída: 3,50€)


13:30 – Almoço num restaurante da ribeira do Porto (livre: 10 €, não incluído)


15:00 – Visita guiada (60 min) ao Palácio da Bolsa, edificado no lugar do antigo convento franciscano (visita livre: 3€, não incluído)


16:15 – Partida para Braga


17:30 – Chegada a Montariol, distribuição de quartos e alojamento.


19:00 – Visita ao Centro de Acolhimneto «O Poverello», acompanhada pelo seu responsável, Pe. José Neves, OFM


20:00 – Jantar
21:00 – Momento de convívio


23:00 – Descanso


Dia 29 de Abril, Domingo



08:00 – Despertar


08:30 – Pequeno-almoço
09:30 – Eucaristia na Igreja do Convento de Montariol


10:30 – Visita de autocarro a Braga (Sé, Bom Jesus e Sameiro)


13:00 – Almoço
14:30 – Partida para Forjães (terra natal do Pe. Domingos, OFM)


15:00 – Visita a Forjães


16:00 – Visita a Viana do Castelo (Santa Luzia)


16:30 – Regresso a Lisboa


18:00 - Vésperas (rezadas a bordo)


18:30 – Paragem na Área de Serviço de Pombal (jantar livre)


21:00 – Chegada a Lisboa, portão do Externato da Luz






9 de abril de 2012

16 de Abril - Dia Nacional da FFP - Mensagem







FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA
Largo da Luz, 11 - 1600-498 LISBOA
Tel. 217166327 - 963967784
Email:
vmelicias@gmail.com



DIA NACIONAL DA FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA
16 DE ABRIL DE 2012
MENSAGEM



Caríssimos Irmãos e Irmãs
da Família Franciscana Portuguesa


O Senhor vos dê a Paz.



Como é do conhecimento geral e de muito boa prática, celebra-se no dia 16 de abril (de cada ano) o Dia Nacional da Família Franciscana Portuguesa, em comemoração da data da aprovação da nossa Proto Regra pelo Papa Inocêncio III nesse dia de 1209.
No nosso calendário comum, esta é seguramente uma data maior e um tempo forte de vivência e
reafirmação da nossa unidade fraterna e dos vínculos da mais profunda comunhão de Regra e de Vida que nos unem na maravilhosa vocação franciscana.
Louvando o Senhor, que «nos deu Irmãos» instituímos este Dia da Família para aprofundarmos esses laços de excelsa fraternidade mística e espiritual.
Importa, pois e sumamente, que o vivamos e valorizemos como tal.
Assim, peço a todos que, em sintonia de vontades com a Assembleia Geral e a Direção da nossa Família, hoje e para sempre façamos dele, como grande dia franciscano de Portugal, o Dia do nosso afeto, da nossa comunhão fraterna, da nossa entreajuda e cordialidade.
Neste ano de 2012, jubilosamente celebrado como Ano Clariano em comemoração do VIII Centenário da Regra das Irmãs de Santa Clara, toda a Família Franciscana deseja conferir uma tónica de «louvor de Santa Clara» às celebrações do Dia Nacional.
Por isso, se decidiu que o dia 16 de abril seja celebrado internamente em cada Fraternidade e Mosteiro com os atos e iniciativas que cada entidade considerar mais oportunos, de modo a que o Dia seja, significativa e vivencialmente, assinalado também com nota clariana.

Mais se decidiu que as celebrações conjuntas de toda a Família sejam, este ano, transferidas para o feriado dia 25 de Abril e festivamente celebradas na modalidade de «Capítulo das Esteiras de toda a Família Franciscana», na cidade de Coimbra, e em torno do antigo e monumental Mosteiro de Santa-Claraa-Velha.
Ao juntar a esta mensagem o Programa do Capítulo das Esteiras, solicito o entusiástico empenhamento de todos para que, neste ano em que também iniciamos a preparação dos VIII Centenário dos Protomártires de Marrocos e da Vocação Franciscana e missionária de Santo António de Lisboa, a cidade de Coimbra e Portugal, sintam a presença franciscana, que tão fortemente marcou a identidade cultural e histórica do nosso país e da lusofonia.
Que o Dia Nacional, assim celebrado este ano a 16 e 25 de abril, seja um grande dia de franciscanismo vivo e alegre.

À glória de Cristo.
Com fraternos votos de Santa Páscoa da Ressurreição,

Lisboa, 02 de abril de 2012.
Frei Vítor José Melícias Lopes, ofm
(Presidente)

 
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