CONGRESSO INTERNACIONAL OS FRANCISCANOS NO MUNDO LUSO-HISPÂNICO: HISTÓRIA, ARTE E PATRIMÓNIO
Sociedade de Geografia, Lisboa, 24 a 28 de Julho de 2012
R. das Portas de Santo Antão 100, 1150 Lisboa
Congratulando-nos pelo facto, publicamos o resumo da comunicação que o Irmão João Furtado Martins, da Fraternidade da Luz, apresentará no Congresso Internacional.
JOÃO HENRIQUE COSTA FURTADO MARTINS,
D. [FLUL], Bols.F.C.G.
Enfermarias e Hospícios dos Frades Capuchos da Provincia da Arrábida (Séc. XVI – XVIII) Congresso Os Franciscanos no Mundo Luso-Hispânico
A presente proposta de comunicação, centra-se na problemática da Saúde na província franciscana da Arrábida, província inserida na reforma da Mais Estrita Observância. Dado o modo de vida austero destes frades, as suas casas não tinham as condições adequadas para o tratamento e convalescença dos frades enfermos. Esta realidade evidenciava a necessidade de deslocamento por parte dos frades que padeciam de enfermidades, para locais muitas vezes distantes das casas de onde provinham, havendo a necessidade de se criar enfermarias mais perto das casas dos referidos religiosos. Tanto a Coroa, as Misericórdias como as populações, participaram na criação de espaços favoráveis ao restabelecimento dos religiosos doentes. Os próprios Estatutos da Província da Arrábida, contém referências à organização e gestão das enfermarias, como também relativamente aos procedimentos a tomar pelos frades, nas funções de enfermeiro.
O trabalho realizado foca a constituição dos vários hospícios e enfermarias, a partir das informações recolhidas nas crónicas desta província, como também as dinâmicas relacionais decorrentes da ocupação dos espaços cedidos. O período cronológico abrangido por este trabalho, remete-nos para a segunda metade do século XVI e princípios do XVIII.
0 comentários:
Enviar um comentário