Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

10 de julho de 2012

Os Franciscanos no Mundo Luso-Hispânico

CONGRESSO INTERNACIONAL OS FRANCISCANOS NO MUNDO LUSO-HISPÂNICO: HISTÓRIA, ARTE E PATRIMÓNIO

Sociedade de Geografia, Lisboa, 24 a 28 de Julho de 2012

R. das Portas de Santo Antão 100, 1150 Lisboa




Em http://www.socgeografialisboa.pt encontra-se o programa, a ficha de inscrição e os resumos das intervenções.
Apraz transcrever o resumo da intervenção da Mestre, Maria da Luz Sousa Nogueira Rei, com o título “A Livraria do Seminário dos Missionários Apostólicos – Convento de Santo António do Varatojo (1680-1834).”

O Convento de Santo António de Varatojo foi construído com o patrocínio de D. Afonso V e, por este, inaugurado a 4 de Outubro de 1474. É entregue aos Franciscanos (OFM) ficando na dependência da província Observante de Portugal até 1532. De 1532 a 1680 passa a depender da província dos Algarves.
Pelo Breve Apostólico de Inocêncio XI – Ex injuncti Nobis divinitus de 23 de novembro de 1679 passa a designar-se Seminário de Missionários Apostólicos na direta dependência do Ministro Geral da Ordem – Fr. Joseph Ximenes Samaniego.
O seu mentor e fundador é Fr. António das Chagas, OFM (1631-1682) que após atribulada vida secular, se converte à doutrina Evangélica, acreditando que os homens, pelo dom da Graça em Jesus Cristo, podem transformar-se em testemunhos vivos. Acreditava no poder pedagógico da ascese e da pregação.
Assim, estruturou o programa de vida e estudo do pedagogo e do missionário, contido no Cerimonial Doméstico. A sua prioridade é levar o Evangelho às populações dos mais recônditos lugares de Portugal, como confirma o Livro das Missões.
Doravante, no Seminário Apostólico a arte da pregação é ensinada, quer aos aspirantes ao noviciado, quer aos frades já experientes de modo a serem enviados, dois a dois para as missões populares. É a arte da pregação ao serviço do povo, que congrega confrades de outras províncias, a manifestarem interesse em aprender esta técnica e a dedicarem-se a este serviço. É o púlpito na mais extrema radicalidade, é um regresso às origens seráficas.
O objetivo desta comunicação consiste na reconstituição da Livraria do Seminário dos Missionários Apostólicos, com base no Rol de Livros, apenso ao processo de extinção, cuja sentença está datada de 8 de março de 1834.
Este Rol de Livros é a fonte de investigação realizada e, posteriormente, convertido no catálogo possível. Concebeu-se uma grelha, que se preencheu com a informação retirada do Rol que lista 5793 espécies bibliográficas, assim descritas. Autor, título da obra, volume e formato. Considera-se um instrumento incipiente se comparado com inventários e catálogos de outras livrarias do mesmo período, onde local e data de edição estão presentes. De salientar que o catálogo ou inventário da Livraria do Seminário de Missões de Varatojo não é mencionado no Rol.
É através da identificação das obras contidas no Rol de Livros, que se determina o que era fundamental para a formação espiritual e robustez física dos missionários, em preparação, para com ousadia e convicção evangélica, calcorrearem o território, a pedido do episcopado, a doutrinar o povo – missões populares. A espiritualidade varatojana, caracterizava-se de profunda e inabalável austeridade.
Para fundamentar o plano de estudos sistematizado e a sua aplicação prática, é essencial analisar o manuscrito e dar a conhecer as obras, nele referidas, e que constituíram aquela que se considera a primeira biblioteca do Convento de Santo António do Varatojo."

1 comentários:

Clara disse...

A nossa fraternidade para além da Irmã Maria da Luz tem um outro Irmão a participar neste congresso o João Furtado Martins, com a comunicação enfermarias e hospícios dos frades Capuchos da Província da Arrábida.


Bebé

 
© 2007 Template feito por Templates para Você