Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

11 de agosto de 2013

11 de agosto-Santa Clara de Assis


Santa Clara de Assis  
Clara, “plantazinha” de S. Francisco, colocada por ele no jardim de S. Damião, aí cresceu em santidade, no amor a Deus e a todas as criaturas por Ele criadas. Deixou para trás riqueza, glória e bem-estar. Teve que fazer escolhas. Mas, certa da sua vocação, tomou por modelo o seráfico Pai e abraçou com heroicidade a senhora santa pobreza.
Encerrada no seu mosteiro, em oração, penitência e trabalho, ela tornou-se serva e mãe das suas irmãs, conduzindo-as com desvelado amor e caridade extrema, pelo caminho que Francisco lhe apontara, talhado no Santo Evangelho.
Pobre e humilde, os muros de São Damião não impediram que a sua luz se projetasse pelo mundo e tenha chegado até nós.
Debruçando-nos sobre a sua vida, ficamos maravilhados com a generosidade, a fortaleza e a alegria que a tornaram “…mais clara que o seu nome”.
Falar de S. Francisco e não pensar em Jesus, é quase impossível. A sua passagem pelo mundo foi um testemunho maravilhoso de fidelidade a Cristo. Falar de Clara, sem evocar Francisco, também é inevitável. Com o seu exemplo ela moldou o seu coração e, como ele, radicalmente modificou o seu modo de viver.
“Plantazinha” de S. Francisco, nossa Irmã maior. Deixemos que o eco das suas virtudes e do seu exemplo, estejam presentes nas nossas vidas de franciscanos seculares. Debrucemo-nos sobre a sua pessoa, procuremo-la no jardim de S. Damião, marquemos aí encontro com ela e, inebriados com a fragância das rosas e o doce cantar das irmãs avezinhas, peçamos que nos fale de Francisco, que nos ajude a nunca nos desviarmos do ideal que decidimos abraçar, sendo sempre fiéis à Regra que prometemos seguir.
Cristo é a nossa meta, mas é bom sabermos que podemos contar com a ajuda daqueles que atingiram a santidade, sendo pessoas frágeis como nós.
Francisco tornou-se nosso pai, abençoou o nosso compromisso de vida na terceira Ordem por ele criada. E, todos os dias, no silêncio do nosso coração, nos pede, carinhosamente, que vivamos o santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Clara é nossa irmã. Também ela tomou Francisco por pai e seguiu-o no caminho da perfeição. Não escolheu uma via fácil, não terão sido só alegrias que povoaram os seus dias. Em S. Damião também terá entrado sofrimento, momentos sombrios, incompreensões. Mas, como estava certa do caminho escolhido, o sol que brilhava no seu jardim e dava cor às suas flores, também fortalecia e aquecia o seu coração.
Soror Clara - a plantazinha de Francisco -, aprendeu com ele a tratar por irmãos, o sol, a lua, as estrelas e a todos os seres. E nós, ao entrarmos na família franciscana, também por ela fomos acolhidos fraternalmente. Olhemos para esta Irmã como modelo a seguir, na aceitação dos nossos deveres, nas contrariedades, na renúncia ao nosso egoísmo, na simplicidade de vida, na busca permanente da nossa Fé e no amor ao nosso Deus.

Maria clara, ofs
Agosto 2013

MENSAGENS DOS IRMÃOS DA FRATERNIDADE
 
DA IRMÃ MARIA CLARA
Queridos Irmãos: hoje também estamos em festa. Santa Clara, a nossa irmã de Assis é lembrada, especialmente, hoje como modelo de santidade. É motivo para louvarmos o nosso Deus por esta nossa Irmã, a "plantazinha de Francisco".

O livro de frei Joaquim Capela - Santa Clara de Assis - duma candura enternecedora, tem no final a Regra de Vida que ela mesma escreveu e viu aprovada. Nesta leitura encontra-se a paz, a força, a humildade e a renúncia, que se viveu em S. Damião. Foi assim que eu aprendi a considera-la uma amiga, uma irmã querida, que sempre me tem acompanhado.
Neste dia, logo de manhazinha, tive presentes todos os meus Irmãos da Fraternidade.
Continuação de boas férias (eu prometo não escrever mais).
Paz e Bem!
maria clara, ofS

DOS IRMÃOS FÁTIMA E CARLOS RATÃO   Irmãos de caminhada em Cristo, neste dia em que a Igreja faz memória daquela que tanto amou Jesus ao jeito de Francisco, Sta Clara de Assis, queremos enviar os nossos melhores votos de PAZ e BEM!
Abraço,
Carlos e Fátima, Ofs

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você