Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

22 de setembro de 2017

Crónicas da vida da Fraternidade

Fraternidade de S. Francisco à Luz
Seminário da Luz
Largo da Luz nº 11
LISBOA
Crónicas da vida da Fraternidade

Encontro de Fraternidades da Ordem Franciscana Secular da Região Sul
TOMAR, 18 de junho de 2017
Acolhimento pela Fraternidade Local
Conferencista: Frei Luís Oliveira, Assistente Espiritual do CERS
Presente o Ministro do CERS, Irmão Carlos Miranda Ferreira

Partimos cedo de Lisboa, rumo a Tomar.

Com um programa muito rico e variado, começou este dia com a visita ao Convento de Cristo, conduzida por um Técnico do próprio Convento. Em seguida, um passeio, em autocarro, pela bonita cidade de Tomar, terminando a manhã com o almoço num restaurante.

A tarde foi passada na Igreja de S. Francisco de Assis. A Fraternidade de Tomar saudou, com muita simpatia e calorosamente, os Irmãos ali presentes.



Seguiu-se a apresentação das Fraternidades da Região Sul. E cada uma foi presenteada com um TAU em madeira, mapas da cidade de Tomar e do Convento de Cristo, uma revista da “Festa dos Tabuleiros” e o Livro “Retalhos da minha alma”, cuja autora é a irmã Maria Emília. Gentis ofertas da Fraternidade Local. “S. Francisco à Luz”, agradeceu sensibilizada, este gesto carinhoso. 

E a tarde prosseguiu com alguns trechos de música clássica, desfile de frutas da época e uma apresentação da Festa dos Tabuleiros e respetiva explicação.
Tudo estava perfeito. Havia a preocupação, por parte da Fraternidade anfitriã, de que todos os Irmãos se sentissem bem.

E chegou o momento da Conferência. Frei Luís Oliveira, com o tema “Fraternidade com um sentido de PERTENÇA clarificado.” Palavras muito diretas. Muito práticas. Sem floreados. Palavras para serem vividas. Para serem aplicadas à vida de quem professa na OFS.

Temos que salpicar a nossa existência com bocadinhos de poesia, mas sem esquecer que S. Francisco nos pediu para vivermos segundo o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, com rigor, com os pés bem assentes na terra e com alegria.



Por último a Eucaristia. No recolhimento, nas palavras que ouvimos, nos cânticos muito bem escolhidos, a união de todos os presentes tornou-se mais viva. Jesus estava ali de braços abertos, esquecendo as nossas imperfeições   e olhando para a sinceridade de cada coração.
Estes Encontros de Fraternidades reforçam a unidade. Não importa donde viemos. Somos a Ordem Franciscana Secular. Tratamo-nos por Irmãos. É bom que nos possamos conhecer.

Regressámos a Lisboa. Foi um dia de festa. De Paz e Bem. Um dia de louvor ao
“Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor…”

maria clara (18junho2017)

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você