Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

17 de julho de 2019

Canonização de S. Francisco de Assis


St Francis Of Assisi - by Regina Ammerman
Canonização de S. Francisco de Assis    

 Dia 16 de Julho de 1228. Assis estava em festa. O Papa Gregório IX, grande amigo da Ordem dos Frades Menores, ali se deslocou para, solenemente, proceder à canonização do nosso querido S. Francisco.

Foi na Igreja de S. Jorge onde, um ano antes o nosso Santo fora sepultado. Mais tarde também para ali seria levada, depois da irmã morte a ter visitado, a sua plantazinha, a irmã Clara.

Na presença de bispos, cardeais, companheiros dos primeiros tempos e de uma multidão imensa da gente de Assis, o Senhor Papa proclamou a santidade do Poverello, inscrevendo-o no Livro dos Santos. E terminou esta cerimónia cantando o Te Deum, acompanhado por todos os presentes.

A alegria com que Francisco viveu, estava ali. Uns cantando, outros pronunciando o nome do seu santo, outros ainda chorando de comoção.

E se nós lá estivéssemos? Qual seria o nosso comportamento? Certamente um grande e santo orgulho encheria os nossos corações. Manifestaríamos o nosso entusiasmo, e daríamos graças ao nosso Deus. Mas hoje, fazendo memória deste acontecimento tão belo, também somos felizes por podermos viver na Ordem Franciscana Secular, tendo como exemplo Francisco de Assis. Não foi por acaso que chegámos aqui. Não foi por capricho que nos tornamos franciscanos. Olhemos para dentro. Cada um de nós Irmãos, sentirá qual foi o chamamento que teve. O que o levou a aceitar o TAU que traz ao peito.

São Francisco continuou na Igreja de São Jorge. Mas, a 25 de maio de 1230, as suas relíquias foram trasladadas para a linda Basílica que Frei Elias mandou construir numa encosta de Assis, agora chamada Colina do Paraíso.

Assim, hoje, com ele, cantemos ao Senhor, usando as suas próprias palavras tão belas, tão cheias de amor, que enchem a alma de todo aquele que as pronuncia.

“Altíssimo, Omnipotente, Bom Senhor, a Ti o Louvor, a Glória, a Honra e toda a Bênção”.

Maria clara, ofs

16julho2019

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você