Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

22 de março de 2020

4.º Domingo da Quaresma

Túnel da piscina de Siloé, Jerusalém
Introdução à Eucaristia:
As leituras deste Domingo colocam-nos perante o tema da “luz” como sendo um desafio que é apresentado e proposto a todo o homem. Sempre na vida buscamos uma luz que nos oriente, que nos permita ter horizonte e que alimente a nossa esperança na caminhada que fazemos. Somos ‘pessoas’ carentes de luz e em busca de luz. Duas luzes procuramos: a luz de um projeto de vida e a Luz de um horizonte espiritual. As duas, para quem tem fé e esperança, são uma e a mesma coisa, pois ambas têm em Deus a sua origem e a sua plenitude.
A Quaresma é este tempo de procura e de encontro da Luz plena que é Cristo e de nos deixarmos tocar pela Sua claridade, pela saliva da Sua Palavra, pelo gesto dos Seus dedos. Celebrando a Eucaristia na ‘ausência da companhia humana, próxima, mais sentimos a necessidade de fazer esta aproximação à Sensibilidade dos gestos de Jesus, deixando-nos lavar por Ele, já que Ele é o verdadeiro ‘Enviado, o autêntico Siloé’ que o Pai faz chegar até nós. No início desta semana, passei pelo local da antiga ‘piscina de Siloé’, com os seus restos e túneis ainda bem visíveis, um dos quais percorri, por cerca de 500m, subterrâneo, e que os Zelotas na altura da 1ª revolta contra Roma usaram para recolher água para assim viveram. Isso fez-lhe recordar não só o texto da liturgia deste domingo, mas o da nossa ‘liturgia diária’ de vida que é a água que Ele nos dá e a Luz que Ele nos oferece. Como outrora o cego (e de alguma forma os Zelotas), todos precisamos da Luz e da água que nos vem d’Aquele que é o verdadeiro ‘Siloé’ – o Enviado.
De facto, os textos da liturgia de hoje definem a experiência cristã como um “viver na luz” que é Cristo, confessando que é Ele que nos abre os olhos da vida e os horizontes do Coração.

Introdução às Leituras:
A primeira Leitura antecipa-nos que a Luz é também fruto da ‘escolha’, da eleição que o Senhor faz de cada um de nós. Ungidos pelo óleo da sua escolha, o perfume do Batismo, Ele se apresenta agora como a “Luz” verdadeira, a quem devemos seguir e servir. Da figura de David, o Messias por excelência, todos participamos para sermos também sinais de esperança na difícil situação em que nos encontramos. Samuel confiou em Deus para o exercício da Missão que lhe foi confiada; cada um de nós deve reforçar a esperança neste tempo de horizontes fechados, mas que a fé nos rasga para além do amanhã.
No Evangelho, temos um dos textos mais belos de S. João, todo ele é uma narrativa catequética, uma proposta de caminho até Jesus e a partir do Cristo Ressuscitado. Tal como ao cego que quer sentir a beleza da Luz ou a Madalena na manhã da Ressurreição, Jesus é sempre Aquele que nos oferece uma nova vida e que nos envia a confessá-l’O. Ontem, como hoje, há sempre nuvens que vêm e passam, mas nós temos a certeza que a água que nos vem do Lado do Salvador, essa jorra para a vida eterna. Neste tempo que estamos a viver, talvez com algumas sombras e nuvens, Jesus volta a apresentar-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da auto-suficiência, da vaidade pessoal e do exibicionismo, pecados estes que obscurecem a Luz de Cristo em cada um de nós. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena.
Na segunda Leitura, Paulo propõe aos cristãos de Éfeso que procurem viver conforme a vontade de Deus, que recusem as trevas e escolham a “luz”. Em concreto, para Paulo, viver na “luz” é praticar as obras de Deus que são bondade, justiça, verdade, sinceridade, connosco, com Deus e com os Irmãos. Como estes textos, designadamente este da Carta de Paulo, se enquadram de forma tão intensa e existencial na nossa experiência de vida. Que Ele continue a ser a nossa Luz e a nossa Esperança. Um santo domingo para todos em direção à Páscoa do Senhor,
Padre João Lourenço. OFM
(Jerusalém, 17/03/2020)

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você