Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

7 de novembro de 2021

30.º Domingo do Tempo Comum

 

(24 outubro 2021)

Introdução à liturgia:

A liturgia deste domingo fala-nos do cuidado de Deus para com o Seu povo, presente de forma mais intensa e direta naqueles de quem ninguém cuida. Isto constitui o tempo novo que nos é anunciado pelos profetas e realizado em Jesus Cristo, o verdadeiro sacerdote da nossa salvação. Neste domingo, celebra-se o DIA MUNDIAL das MISSÕES, com o lema: “Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos”, proposto pelo Papa, recorrendo aos Atos dos Apóstolos 4,20. É este o centro da nossa fé: dar testemunho de Jesus, dos seus gestos e das suas palavras. 

 Introdução às leituras:

A primeira leitura é tomada de um dos mais significativos textos do Antigo Testamento, do capítulo 31º de Jeremias que nos fala da ‘nova aliança’. O profeta apresenta-nos o tempo novo, uma nova relação de comunhão, construída a partir do amor e não do peso da Lei.                       

A segunda leitura, por sua vez, e dando continuidade ao texto do domingo passado, fala-nos de Jesus, o verdadeiro sumo-sacerdote que testemunha o amor do Pai e nos reintroduz numa verdadeira comunhão com Ele mediante a fé.

 O Evangelho mostra-nos como a alegria do encontro com Jesus constitui um passo para uma nova vida e segui-lo é reencontrar esse projeto de Deus para cada um de nós. Jesus é, na verdade, o verdadeiro caminho que devemos seguir na nossa caminhada para Deus.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você