Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

28 de novembro de 2021

1º DOMINGO DO ADVENTO

I - Primeiro Domingo do Advento

Coroa do Advento

 Monitor/orientador: Iniciamos o tempo litúrgico do Advento e, com ele, a nossa caminhada de preparação para o Natal. Acendemos hoje a primeira vela desta nossa caminhada de preparação para a celebração e vivência o Natal do Senhor, com o apelo a vigiar e orar em todo o tempo.

 (Procede-se ao acender da vela) enquanto se canta:

 Ó luz de Deus, ó doce luz

que brilhas nas alturas.

Vem com teu brilho e teu fulgor

trazer ao mundo o teu calor.

Ó luz de Deus, ó doce luz

que brilhas nas alturas.

 Leitor l:

[Do Evangelho de São Lucas] “Hão de ver o filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e magestade. Portanto, vigiam e orai em todo o tempo, para que não sejais molestados por tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem.” (Lc 21,27.36)

Leitor 2:

[Da Fratelli tutti, do papa Francisco]: Como crentes, somos desafiados a retornar às nossas fontes para nos concentrarmos no essencial: a adoração de Deus e o amor ao próximo, para que alguns aspetos da nossa doutrina, fora do seu contexto, não acabem por alimentar formas de desprezo, ódio, xenofobia, negação do outro. A verdade é que a violência não encontra fundamento algum nas convicções religiosas fundamentais, mas nas suas deformações. (n. 282)

 A letra I é colocada no placard, enquanto se canta

"Juntos como irmãos, membros de uma igreja..."

 Celebrante:

Oremos. Despertai, Senhor, nos vossos fiéis a vontade firme de se prepararem, pela prática das boas obras, para ir ao encontro de Crista, de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. R/ Ámen. (segue-se a oração da Coleta).

Introdução às Leituras

 (28.11.2021)

 Introdução à Eucaristia

Com a celebração da Eucaristia, iniciamos hoje um novo ano litúrgico, preparando assim o Natal do Senhor. O sentido da liturgia deste domingo constitui um apelo veemente à vigilância. Estar atento e alerta para a vinda do Senhor é a verdadeira atitude do cristão que, neste tempo de advento, reforça o ânimo do seu espírito para acolher o Salvador que vem ao nosso encontro.

Introdução às Leituras

Na primeira leitura, através da sua visão, Jeremias fala-nos da novidade dos tempos messiânicos. A salvação que Deus nos oferece transforma toda a realidade e renova a humanidade. Somos todos convocados para que nos deixemos guiar pela Luz do Senhor, que é Cristo.

Para Paulo, na segunda leitura, o cristão deve assumir, de forma plena e consciente, a sua total adesão a Cristo. Essa adesão constitui uma nova identidade, já a noite do pecado se transforma numa nova aurora de esperança e de comunhão. Cristo é a Luz plena, o novo dia da nossa comunhão em Deus.

Numa linguagem de cariz apocalíptico, no Evangelho, Jesus convida os seus discípulos a estar atentos aos sinais da sua vinda e às mudanças de vida que a nossa adesão a Ele implica. Inseridos na História, os cristãos devem sentir que é a presença de Deus que dá sentido à nossa caminhada. O tempo do advento reforça este apelo, pois sabemos que o Senhor vem.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você