Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

5 de dezembro de 2021

2º DOMINGO DO ADVENTO

II - Segundo Domingo do Advento

Entramos hoje na segunda semana do Advento. Acendemos a segunda vela da nossa caminhada de preparação para a celebração e vivência do Natal do Senhor, com o apelo a reviver o nosso batismo no Espírito Santo e a preparar o caminho do Senhor pela conversão interior.

 Acende-se a vela, enquanto se canta:

            Ó luz de Deus, ó doce luz…

 Leitor 1:

[Do Evangelho de São Lucas]: João percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um batismo de penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta lsaías: “Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” (Lc 3,3 4)

Leitor 2:

[Da Fratelli tutti, do papa Francisco]: Também hoje. atrás das muralhas da cidade antiga está o abismo, o território do desconhecido, o deserto. (...) Trata-se do território do que é “bárbaro,” do qual há que defender-se a todo o custo. Consequentemente, criam-se novas barreiras de autodefesa, de tal modo que deixa de haver o mundo, para existir apenas o “meu” mundo; e muitos deixam de ser considerados seres humanos com uma dignidade inalienável passando a ser apenas “os outros.” (n. 27)

A letra R é colocada no placard, enquanto se canta

"Juntos como irmãos, membros de uma igreja..."

 Celebrante:

Oremos: Concedei, Deus omnipotente e misericordioso, que os cuidados deste mundo não sejam obstáculo para caminharmos generosamente ao encontro de Cristo, mas que a sabedoria do alto nos leve a participar no esplendor da sua glória. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. R/ Ámen. (segue-se a oração da Coleta) .

(05.12.2021)

Introdução à Eucaristia

O tempo do Advento ajuda-nos a fazer memória da experiência de fé do povo de Israel que, na sua caminhada histórica, sempre olhou o futuro com esperança, fortalecendo essa caminhada com a força da Palavra de Deus e com a fidelidade à aliança. O seu horizonte estendia-se para além da história imediata, pois a sua força tinha como meta o projeto de Deus.

 Introdução às Leituras

Na 1ª leitura, o profeta Baruc lança um forte apelo a Jerusalém para que exulte de alegria, pois a sua libertação está próxima. Este apelo à alegria é aquele que deve animar todo o crente na sua caminhada ao encontro do Senhor que vem salvar-nos. A salvação prometida está mais próxima de cada um de nós. Compete a cada um de nós abrir o coração para acolher o Senhor.

S. Paulo, na carta aos Filipenses que a liturgia hoje nos propõe, exorta os cristãos a viverem na alegria, uma alegria que tem o seu fundamento na confiança em Deus e na caridade fraterna. São estes os dois grandes pilares da verdadeira alegria cristã. 

Ao mesmo tempo que nos traça um quadro da geografia social e política da época, o Evangelho apresenta-nos João Baptista, o arauto e pregoeiro que vem preparar os caminhos do Senhor. Este é o grande grito desta voz profética que se faz ouvir no início do ministério público de Jesus. O seu grito é um apelo à conversão, pois só assim podemos acolher o Senhor que vem ao nosso encontro.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você