Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

5 de agosto de 2022

19º Domingo do Tempo Comum

(07.08.2022)

Introdução à Liturgia:

Um dos riscos grande da nossa vivência cristã é entrar numa espécie de adormecimento acerca da forma como vivemos a nossa fé. Este risco, sempre presente, mais se sente neste período de férias, já que muitas vezes subalternizamos tudo a este desejo legítimo de descanso e de paragem. No entanto, não devemos com isso esquecer que a nossa fé em Jesus e o testemunho que devemos dar não conhecem férias. A palavra de Deus interpela-nos hoje para a vigilância que deve estar sempre presente na nossa caminhada.   

Introdução às Leituras:

A 1ª leitura, tomada do livro da Sabedoria, fala-nos da libertação do Egito, convidando os israelitas da comunidade de Alexandria a estar atentos e vigilantes como outrora o tinham estado os hebreus para deixarem a terra da escravidão e partirem para a terra da liberdade.

 Na segunda leitura, a Carta aos Hebreus fala-nos da fé como sendo a ‘garantia dos bens futuros’. Neste contexto, são apresentados muitos personagens bíblicos que servem de testemunhos e de fundamento da verdadeira fé que anima e motiva os crentes na sua caminhada.

O Evangelho é um verdadeiro convite à vigilância cristã. É uma espécie de estado, de forma de vida que nos incentiva a não nos conformarmos com o mundo presente, ou seja, com os valores ou contravalores que nos são apresentados, tais como o consumo, a banalidade. Importa estar despertos para aceitarmos a passagem do Senhor nas nossas vidas. 

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você