Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

13 de agosto de 2022

20º Domingo do Tempo Comum

 


(Ano C - 14/08/2022)

           Introdução à Liturgia:

Dando continuidade ao tema da fé de que nos falava a liturgia do passado domingo, hoje a palavra de Deus diz-nos que a fé exige resposta, pressupõe opções de vida, implica discernimento e compromisso. A fidelidade é a maior exigência que nos é feita e é também o melhor testemunho que podemos dar da esperança cristã que anima a nossa vida.  

           Introdução às leituras:       

Na 1ª leitura, é-nos narrado um momento marcante da vida do profeta Jeremias, testemunhando que a fidelidade a Deus implica, muitas vezes, ficarmos ‘nas mãos dos outros’ e entregues aos seus caprichos, sendo vítimas da sua maldade. Jeremias é, de facto, o testemunho único de alguém que viveu a sua entrega à Palavra de Deus sem recuos, mesmo quando tinha de enfrentar os seus adversários, que não eram os seus inimigos, mas sim os inimigos da Palavra.

 A segunda leitura, da Carta aos Hebreus, diz-nos que o centro e o guia da nossa fé é o Ressuscitado que nos congrega na comunhão com o Pai. O testemunho da sua entrega por nós, tal como nos é referido na 1ª leitura a respeito de Jeremias, abre-nos o caminho da fidelidade e reforça a nossa esperança.

          No texto do Evangelho, Lucas diz-nos que Jesus é aquele que vem estabelecer ruturas. Estas, são a consequência direta da vivência da fé. Acreditar implica sempre fazer opções. A missão de Jesus é anunciada como um novo fogo que há de aquecer os corações dos crentes, levando-os a superar a frivolidade e o marasmo de uma vida sem sentido e sem horizontes.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você