Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

3 de dezembro de 2022

2º DOMINGO DO ADVENTO

Segundo Domingo do Advento

(Acende-se a vela e apresenta-se a letra A)

Leitor: Acendemos a segunda vela do Advento. Com a letra “A" da palavra “NATAL" escreve-se também a palavra "Animar". Assim fizeram os Profetas até João Batista, animando a esperança do povo de Israel e convidando à conversão. Para que também hoje se ponha fim a todos os cativeiros e, pela conversão, os nossos corações se abram à vinda libertadora do Messias, escutemos a voz que "clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”!

 Dirigente/Celebrante: Oremos: Concedei, Deus omnipotente e misericordioso, que os cuidados deste mundo não sejam obstáculo para caminharmos generosamente ao encontro de Cristo, mas que a sabedoria do alto nos leve a participar no esplendor da sua glória. Ele que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. R/ Ámen. (Coleta)

 (Coloca-se agora a letra no lugar próprio)

Cântico: Vem! Vem, Senhor Jesus!” (2ª estrofe e Refrão ou outro apropriado).

 (4.12.2022)

Introdução à Eucaristia

O tempo do Advento ajuda-nos a fazer memória da experiência de fé do povo de Israel que, na sua caminhada histórica, sempre olhou o futuro com esperança, fortalecendo essa caminhada com a força da Palavra de Deus e com a fidelidade à aliança. A vinda do Senhor faz-se presente através da conversão do coração. Tal como outrora com João Batista, também hoje necessitamos que alguém nos diga: ‘O Senhor está à porta e quer ser acolhido por cada um de nós’.

Introdução às Leituras

Na 1ª leitura, Isaías, numa das suas mais belas profecias, faz-nos um apelo e deixa-nos um desafio a uma nova humanidade, toda ela construída a partir da comunhão entre os homens e destes com a natureza. É o desafio a uma nova ecologia, a uma ecologia integral que testemunhe a plenitude da criação.

O fundamento da verdadeira conversão está na Palavra de Deus, tal como nos diz S. Paulo, na carta aos Romanos que vamos escutar na 2ª leitura. Acolher a Palavra é acolher Cristo, pois é pela Palavra que Ele hoje se faz presente nas nossas vidas. 

O Evangelho apresenta-nos João Baptista, o arauto e pregoeiro que vem preparar os caminhos do Senhor. Este é o grande grito desta voz profética que se faz ouvir no início do ministério público de Jesus. O seu grito é um apelo à conversão, pois só assim podemos acolher o Senhor que vem ao nosso encontro.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você