Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

11 de dezembro de 2022

3º DOMINGO DO ADVENTO

 (11.12.2022)

(Acende-se a vela e apresenta-se a letra A")

 



Leitor: Acendemos a terceira vela do Advento. Com mais esta letra "A" da palavra “NATAL" escreve-se também a palavra “Alegria". O cristianismo é uma religião de alegria, porque Cristo continua a viver no meio de nós. Mas esta alegria tem as suas consequências e, nas diversas situações da nossa vida, deve levar-nos à mesma pergunta dirigida a João Batista, no Evangelho desteDomingo de Advento: «Que devemos fazer?».

 Dirigente/Celebrante: Oremos: Deus de infinita bondade, que vedes o vosso povo esperar fielmente o Natal do Senhor, fazei nos chegar às solenidades da nossa salvação e celebrá-las com renovada alegria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os seculos dos séculos. R/ Ámen. (Coleta)

     (Coloca-se agora a letra no lugar próprio}

 

Cântico: Vem! Vem, Senhor Jesus!” (3ª estrofe e Refrão ou outro apropriado).

Introdução à Eucaristia

 O 3º Domingo do advento traz até nós uma mensagem de grande alegria, um apelo à alegria que vem da certeza que o nosso Salvador está próximo e Ele mesmo vem salvar-nos. É-nos feito um convite para o poder acolher com alegria. Este convite passa pela conversão do coração. Era assim que João Batista exortava os seus contemporâneos a proceder.

Introdução às Leituras

A primeira leitura, pela voz de Isaías, faz-nos um convite para contemplar a novidade, os sinais da presença de Deus na nossa história, uma história que é feita pela força da palavra de Deus. Estes sinais pedem-nos uma resposta, uma adesão. Isso, implica um coração forte para acolher a presença do Deus que vem ao nosso encontro.

A segunda leitura, pela palavra de São Tiago, exorta-nos a saber esperar, de ânimo alegre, mantendo a firmeza da fé e, ao mesmo tempo, abrindo o nosso coração à comunhão com os Irmãos, mesmo quando isso implica dores e sofrimento.

No Evangelho, em resposta àqueles que João Batista lhe enviou, Jesus anuncia a chegada de um tempo novo, com os sinais messiânicos que devem acompanhar a presença do Messias. É esta a Boa-Nova de que Ele é portador. Acolhamos também nós a palavra do Senhor. 

Padre João Lourenço, OFM  

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você