(24.11.2024)
Introdução à
Liturgia
Celebramos, neste último domingo do ano litúrgico, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. As leituras deste domingo falam-nos do Reino de Deus, desse reino que Jesus veio anunciar e que, embora não seja deste mundo, Ele quer que cada um de nós seja já neste mundo um sinal desse Reino de comunhão e de amor. Não sendo um reino como os demais, Jesus é rei no coração de cada crente que d’Ele dá testemunho com a sua vida.
Introdução às Leituras
A primeira leitura, do livro de Daniel, serve-se de uma linguagem simbólica para nos afirmar que Deus sempre se faz presente na História, não abandonando o homem à mercê do acaso, mas sim cuidando dele, o que se concretiza em Jesus.
A segunda leitura, do livro do Apocalipse, fala-nos da esperança futura. Recorrendo aos vários títulos de glorificação atribuídos a Jesus e que já faziam parte da esperança do Antigo Testamento, o autor do Apocalipse diz-nos que Jesus é a nossa esperança e é n’Ele que está o nosso futuro.
O Evangelho, tomado do capítulo 18º de S. João, apresenta-nos Jesus em diálogo com Pilatos acerca do Reino. Parecendo que dialogam sobre a mesma realidade, na verdade falam de coisas diferentes, numa linguagem que Pilatos não pode compreender. Para Jesus, o reino é o amor e a verdade que Ele vem propor e dessa que ele quer ser rei: rei dos corações, da paz e da harmonia entre os povos, congregando-os na comunhão com Deus.
Padre João Lourenço, OFM
0 comentários:
Enviar um comentário