Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

2 de maio de 2010

Crónica do Itinerário Franciscano


Itinerário Franciscano 2010
A Fraternidade Regional do Sul da Ordem Franciscana Secular realizou o Itinerário Franciscano, no dia 1 de Maio – Dia de S. José, Carpinteiro – a Olivença. Partiu de Lisboa, às 7: 30 horas e posteriormente, da Baixa da Banheira, às 8:00 horas. Visitou, como estava previsto, Montemor – o – Novo, local do nascimento de João da Cidade ou terra mãe de S. João de Deus e da família religiosa conhecida pelo nome de Hospitaleiros. A cidade, já de si bela e luminosa, aureolada pelo desfile das autoridades locais, do corpo dos Bombeiros, da filarmónica local e do povo nas ruas esteve em festa. Amanheceu. Após o café, a Fraternidade, acompanhada por um casal local da OFS, passou pela Igreja de S. Francisco, a precisar de restauro, pela Igreja Matriz, de portas fechadas, e pelo adro, onde existe um monumento expressivo a S. João de Deus.
Edificada por vida tão sublime partiu rumo a Campo Maior.
Em Campo Maior e no Mosteiro da Imaculada Conceição das Irmãs Concepcionistas – Ordem da Imaculada Conceição – o Sol alto e radioso incidiu na imponente edificação branca contornada a azul e convidou a entrar no coração da Igreja alentejana e universal. No interior, houve partilha fraterna, comunhão e união de espíritos em Deus Criador e Salvador. As Irmãs retrataram a vida da Santa Virgem Maria e de S. Beatriz da Silva. Foi arrebatador.
Em Elvas, a Fraternidade Regional celebrou a Eucaristia na lindíssima Igreja de S. Francisco, barroca, do séc. XVIII, da Fraternidade local e escutou o Evangelho como Boa Nova para todos os Homens.
Saudou Olivença e, de regresso a casa, Nossa Senhora pela oração do terço. Em acção de graças pelo dom da Vocação e da Fraternidade louvou, bendisse e honrou o Senhor por mais um Itinerário Franciscano.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você