Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

19 de novembro de 2018

33º Domingo do Tempo Comum


(18 de novembro)

Introdução à liturgia:
Ao aproximar-nos do fim do ano litúrgico, os textos da nossa Eucaristia apontam-nos para um fim, o objetivo da liturgia que nos encaminha para o encontro final com Deus. Neste domingo, a Fraternidade da Ordem Franciscana Secular que ajuda e anima as nossas Eucaristias, celebra a festa da sua Padroeira – Santa Isabel da Hungria, a rainha da caridade e a mãe exemplar que após a morte do seu marido se dedicou totalmente aos outros, fazendo-se franciscana. O seu exemplo continua a ser uma luz para nós e para todos aqueles que desejam seguir os passos do Pai S. Francisco.

Introdução às leituras:
A primeira leitura, do livro de Daniel, usa uma linguagem que é própria de um tempo de crise e de tensão, para nos falar da esperança que deve animar os crentes. Embora o texto nos possa criar alguns sentimentos de medo e de temor, o seu objectivo é gerar confiança na presença de Deus que caminha na história ao lado dos seus fiéis.
                       
A segunda leitura, continuando o tema dos domingos precedentes, diz-nos que Cristo é o verdadeiro sacerdote da reconciliação. É por Ele que chegamos à verdadeira comunhão com o Pai, mediante o perdão dos nossos pecados. Ele é o profeta da reconciliação.

O Evangelho diz-nos, de forma clara e sem rodeios, que devemos estar vigilantes, vivendo a nossa fé com empenho e sabendo que não somos senhores do tempo nem da História. A vivência da minha fé tem de ser testemunhada pelo meu agir e não por discursos de carácter retórico. Esta é a forma comprometida de viver e testemunhar a nossa fé. Tudo o mais são formas de alienarmos a nossa identidade cristã.
Padre João Lourenço, OFM 

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você