Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

29 de novembro de 2018

Formação Litúrgica


No dia 11 de novembro de 2018, no Seminário da Luz, realizou-se um encontro notável sob o tema "Liturgia" presidido e orientado pelo Senhor Professor Padre João Lourenço. No local do encontro, congregaram-se à volta das mesas da Palavra, da Eucaristia, da formação e da partilha, o sacerdote, o diácono, os acólitos, os cantores e os leitores que servem na Igreja do Seminário da Luz e a quem se destinava primordialmente esta ação e muito Povo de Deus. Viveu-se a liturgia como lugar de encontro, deram-se instruções práticas e esclareceram-se muitas dúvidas. 
Neste dia, pode-se afirmar, concretizou-se o Proémio da CONSTITUIÇÃO CONCILIAR
 SACROSANCTUM CONCILIUM  SOBRE A SAGRADA LITURGIA na parte em que se refere:
«1. O sagrado Concílio propõe-se fomentar a vida cristã entre os fiéis, adaptar melhor às necessidades do nosso tempo as instituições susceptíveis de mudança, promover tudo o que pode ajudar à união de todos os crentes em Cristo, e fortalecer o que pode contribuir para chamar a todos ao seio da Igreja. Julga, por isso, dever também interessar-se de modo particular pela reforma e incremento da Liturgia.
2. A Liturgia, pela qual, especialmente no sacrifício eucarístico, «se opera o fruto da nossa Redenção» (1), contribui em sumo grau para que os fiéis exprimam na vida e manifestem aos outros o mistério de Cristo e a autêntica natureza da verdadeira Igreja, que é simultâneamente humana e divina, visível e dotada de elementos invisíveis, empenhada na acção e dada à contemplação, presente no mundo e, todavia, peregrina, mas de forma que o que nela é humano se deve ordenar e subordinar ao divino, o visível ao invisível, a acção à contemplação, e o presente à cidade futura que buscamos (2). A Liturgia, ao mesmo tempo que edifica os que estão na Igreja em templo santo no Senhor, em morada de Deus no Espírito (3), até à medida da idade da plenitude de Cristo (4), robustece de modo admirável as suas energias para pregar Cristo e mostra a Igreja aos que estão fora, como sinal erguido entre as nações (5), para reunir à sua sombra os filhos de Deus dispersos (6), até que haja um só rebanho e um só pastor (7)».
(in http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19631204_sacrosanctum-concilium_po.html.) 
















0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você