Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

29 de novembro de 2018

Festa de Santa Isabel da Hungria

Crónicas da vida da Fraternidade

Celebrámos hoje a festa de Santa Isabel da Hungria, padroeira da Ordem Franciscana Secular e assinalou-se também o décimo segundo aniversário da Fraternidade de S. Francisco à Luz, com o seguinte programa: 
*


11:00 – Eucaristia, na Igreja do Seminário;
12:00 – Palestra, na Sala dos Santos Mártires de Marrocos:
A 1ª Exortação de S. Francisco, pelo nosso Assistente Espiritual
13:30 – Almoço, no bar do Centro Cultural Franciscano;
15:00 – Despedida.


Na Eucaristia, Frei João Lourenço, OFM, anunciando que a nossa Fraternidade estava em festa, falou de Santa Isabel da Hungria, padroeira de OFS. E, de tal modo enalteceu as suas virtudes, que nada mais seria preciso dizer para se sentir que esta jovem mãe e rainha, não faz parte dum passado longínquo, mas é, neste nosso tempo, um modelo, um exemplo de santidade. Distribuiu amor do mesmo modo que distribuía pão para matar a fome aos mais necessitados. Foi amada. Era simples, humilde e desprendida dos bens materiais. Recordou, também, a toda a assembleia que, aos domingos, participa na missa das 11 horas, a existência da Fraternidade de S. Francisco à Luz. Nunca é demais espalhar a semente, mesmo ao de leve, para que brotem mais vocações.  Só do conhecimento pode nascer a luz.

Seguindo o programa estabelecido, já na Sala dos Santos Mártires de Marrocos, o nosso Assistente Espiritual, debruçou-se sobre a 1ª Exortação de S. Francisco (“Do Corpo de Cristo”), explicando, detalhadamente, o seu conteúdo. Foi um tempo de formação muito enriquecedor. Frei João Lourenço propôs ainda um pequeno diálogo. Um momento de perguntas e de esclarecimentos, participado com entusiasmo.



 E a hora do almoço chegou. No Centro Cultural Franciscano estava tudo preparado. Aperitivos nas mesas, a sopa a fumegar e a mesa da fruta e dos doces bem composta, sendo uma tentação para o olhar.

Toda a Fraternidade participou. Uns com o trabalho, outros na preparação da ementa e outros ainda, trazendo as sobremesas.

E houve uma novidade neste dia de festa: tivemos pratos e talheres novos. Seguindo o exemplo do nosso pai S. Francisco tão amigo da natureza, decidiu-se acabar com os utensílios descartáveis. Nada de plásticos ou papel. É uma pequena contribuição nossa, enquanto franciscanos, para a limpeza desta Terra que nos foi dada, tão bela e aprazível.

Conviveu-se. Houve cânticos e rezou-se. O Irmão Ministro, não escondendo uma grande alegria, falou da história desta Fraternidade. Recordou o começo, depois as sucessivas profissões e também os que já partiram para a Pátria Eterna.

Houve ausências neste Encontro. Alguns Irmãos que, no mesmo dia, estavam em Fátima no Capítulo Eletivo do Conselho Nacional. As irmãs Maria Isabel e Célia representando a nossa Fraternidade e os irmãos Fátima e Carlos em representação da Fraternidade de Santarém que, neste momento, acompanham. Falámos neles. Sentimos a sua falta, mas não foram esquecidos.

Outra ausência, e esta muito nos entristeceu. O irmão Rui Batalha está de novo internado numa unidade hospitalar. Por tal motivo, a irmã Fernanda também não pôde comparecer. Mas, com a força deste nosso querido Irmão e a ajuda de S. Francisco, temos a certeza de irá recuperar rapidamente. Houve ainda outros Irmãos que, por razões diversas, não puderam estar connosco. Cada um deixou aqui, vazio, o seu espaço. Porque cada Irmão é único. Assim, de todos nos lembrámos.

O almoço decorreu serenamente, com muita tranquilidade e visível satisfação. Todos ajudaram. Tirar pratos das mesas, colocar outros, verificar se algo faltava e até mesmo limpar alguma louça. E o nosso Assistente Espiritual também aí estava. Mangas arregaçadas, trabalhando ao nosso lado.

Que maravilha podermos viver momentos fraternos como este! Simplesmente “simples”. Que riqueza maravilhosa S. Francisco nos deixou: - Os Irmãos que nos deu!  

É necessário fazer festa. Celebrar com emoção estes dias de Encontro. Dá força. Reforça o “Compromisso”. Conhecer o Irmão que está ao lado. Faze-lo sentir que nos interessamos por ele. Distribuir carinho. O almoço é apenas um motivo para, descontraidamente, nos juntarmos. Aquilo que se leva, no final, dentro do coração – alegria e paz, é o mais importante.

Santa Isabel da Hungria, rogai por nós.

Glória ao Altíssimo, Omnipotente e bom Senhor…
*Dia 17 de novembro – festa de Santa Isabel da Hungria
 Dia 19 de novembro – 12º aniversário da Fraternidade de S. Francisco à Luz
           - Celebramos as duas festas no domingo, dia 18 de novembro de 2018

maria clara, ofs
18nov2018


0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você