Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

25 de abril de 2020

3º DOMINGO DA PÁSCOA



(26.04.2020)
Todos somos ‘Peregrinos de Emaús’
        Introdução á Liturgia
         A liturgia deste domingo está centrada na manifestação de Jesus aos dois discípulos, companheiros a caminho de Emaús. Trata-se da 1ª parte do cap. 24 de S. Lucas, com o qual se conclui este Evangelho, retirando depois o evangelista algumas conclusões a partir desta manifestação do Senhor. É um texto único, uma memória inesquecível que nos é oferecida por esta evangelista, um homem com uma sensibilidade única e um humanismo que supera todos os nossos parâmetros racionais. Lucas é aquele evangelista que contempla o mistério de Cristo e a partir dessa contemplação encontra uma nova luz e uma nova compreensão para toda a sua vida. Como dizia Pavel Evdokimov, algo que bem se pode comprovar neste episódio de Emaús, ‘não é o conhecimento que ilumina o mistério (de Cristo, subentendido), mas é o mistério que ilumina o conhecimento’. Emaús está no centro deste mistério, em que Cristo se faz presente e peregrino, colocando-se ao nosso lado e, na penumbra da tarde, se deixa conhecer através do ‘partir do pão’ e nos envia a levar a Boa-Nova da ressurreição.
          As Leituras deste Domingo
           As três leituras, que nos são propostas pela liturgia deste domingo, são um Credo vivencial feito em termos de testemunho da Comunidade das origens, em três perspetivas diferentes (Atos, Pedro e Lucas), mas as 3 são unânimes na afirmação do Senhor Ressuscitado como companheiro de viagem. É uma dimensão importante da vida cristã: a nossa fé, vive-se como uma viagem, uma caminhada que tem penumbras da ‘tarde’ e tem encontros que decorrem no percurso, mesmo quando não estamos à espera nem somos capazes de atingir o seu alcance, como os dois que regressavam a casa, após uma bela experiência de partilha com Jesus. No entanto, tanto eles como nós, nem sempre somos capazes de reconhecer Aquele que faz caminho ao nosso lado; precisamos de Lhe abrir a porta e sentarmo-nos com Ele à mesa. Precisamos de Lhe dizer:
        ‘Senhor, a noite vem caindo e faz-se tarde’. Fica connosco para que possamos saborear a Tua presença, sentir o ‘calor das Tuas Palavras’; precisamos que Tu nos expliques as Escrituras, pois só a Tua Palavra dá calor às Escrituras, só a Tua forma de explicar e de nos mostrar que Elas (as Escrituras) têm um sentido, nos ajuda a compreender o sentido que Elas têm para nós. Só por nós, sem a luz do Teu rosto, sem o ardor da Tua presença sempre será difícil compreender as Escrituras, mas também sem Elas dificilmente compreenderemos o Teu Mistério.
          Senhor, Companheiro de Emaús, precisamos que Tu fiques connosco neste tempo de tantos mistérios, ainda sem luz nem claridade da manhã, sem horizonte claro e, por vezes, para muitos dos nossos Irmãos, também sem esperança. Precisamos que Te coloques ao nosso lado, que nos ensines que é pela Escritura que chagamos a Ti e é Contigo que experimentamos aquilo que João diz no capítulo 3º do seu Evangelho: ‘Deus enviou o Seu Filho ao mundo para o Salvar e não para o condenar’. Só na Tua caminhada connosco é que nós descobrimos e experimentamos o sentido do Caminho e só Contigo à nossa mesa sentimos o encanto e o ardor do coração. Não queremos que fiques só connosco; mas queremos ser enviados aos Irmãos a partir da partilha Contigo e da escuta da Palavra que alimenta e fortalece a nossa vida.
          Senhor, Companheiro de Emaús, não deixes que o entardecer do nosso hoje nos paralise na caminhada; faz-nos teus enviados aos Irmãos para anunciar-lhes que só Tu és capaz de fazer com que o nosso coração sinta aquele encanto de sempre e possa testemunhar a Tua presença em cada dia da nossa caminhada.

       Um santo domingo,
          Fr. João Lourenço

NB: Quem desejar, poderá ver e ouvir as reflexões que faço sobre a Liturgia deste Domingo no Programa ‘A FÉ DOS HOMENS’, na RTP2, no dia 24, sexta feira, às. 15.30h.  


0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você