Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

17 de abril de 2025

Domingo de Ramos

 Domingo de Ramos - 2025 - (13 de abril 2025)

    Introdução à Liturgia:

      (A introdução decorre com a Bênção dos Ramos e a caminhada para a

     Igreja; ao chegar à Igreja o celebrante proclama a Oração – Coleta – e

     seguem-se as Leituras, começando pela introdução às mesmas).

 Introdução às Leituras:

A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo que, segundo a profecia de Isaías, é chamado por Deus para anunciar e testemunhar a Palavra da salvação no meio das nações. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com plena fidelidade, o projecto que Deus lhe havia confiado. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus, aquele que proclama a universalidade da salvação.

A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu da sua glória, assumindo a condição humana para assim servir a humanidade até ao dom pleno da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.

O Evangelho narra-nos a paixão segundo o texto de São Lucas: é um texto marcado pelo humanismo do Evangelista deste ano e que podemos integrar neste contexto de vivência do Ano Jubilar e da Esperança que lhe dá conteúdo. É também importante, na narrativa da paixão escutar a confissão do Centurião romano que nos convida também a cada um de nós a confessar a nossa fé em Jesus, o filho de Deus.

Padre João Lourenço, OFM

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você